segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PROJETO PRIMAVERA, VIDA E CORES


Professora: Anita  Aparecida Martins
Indicado para: lº e 2º Ano
Imagens do projeto Primavera, Vida e Cores




















1) Tema: Primavera, Vida e Cores 
2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o/a aluno/a conheça a natureza a beleza de suas cores especialmente as flores e da comunidade.
3) Justificativa pedagógica: É importante que nesta etapa escolar seja proporcionado aos/as alunos/as a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança a aprender a conviver e respeitar a natureza.
4) Perfil do Grupo: Crianças de seis a 8 anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


Nomear as flores da comunidade.
• Identificar as partes de uma flor.
• Conceituar a estação primavera.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar
   as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

6) Janelas:
• Artes visuais.
• Fotografia
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Poesia.
• Origami (dobraduras)
• Kirigami (recortes)
• Texto.
• Alfabeto.
• Palavras.
• Flores secas
•  Massinhas de modelar
• Materiais recicláveis (sucata) 



7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a natureza, as flores e os animais de jardim, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com aos/as alunos/as sobre a flores e os animais de jardim , se sabem o como são , se já viram algum e se aprenderam a identificar sua importância para natureza.
- Desenhar flores e animais de jardim.
- Citar as cores das flores que conhece.
- Ouvir a música Primavera da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto no nome das flores.
- Criar um dicionário de flores.
- Pesquisar os bichinhos de jardim.
- Ler textos e poesias referente ao tema.
- Criar um motivo artístico utilizando folhas secas e cascas de árvore.
- Fotografar com celular e máquina digital flores e animais de jardim da comunidade.
- Confeccionar mural com imagens de flores e animais de jardim da comunidade.
- Confeccionar flores em kirigami e animais de jardim de origami.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores e formas  na atividade de desenhar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção visual, tátil e olfativa.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo memória, bingo e dominó de flores e de animais de jardim.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras .
- Trabalhar a percepção de primavera de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
8) Duração:
• Aproximadamente de duas semana de aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.


9) Produto Final: 
 Festa da Primavera, com apresentação de danças pelos alunos da escola.

10) Avaliação:

A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
         Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
       A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.


Um comentário: