Como apresentar a proposta à turma?
O primeiro passo é criar um clima de
curiosidade.Para envolver a garotada, de nada adianta só dizer: "Vamos
trabalhar nos próximos meses com um projeto". "O sucesso da
estratégia está condicionado ao interesse despertado no estudante, valorizado
como pesquisador e expositor do que apreendeu", explica Jorge dos Santos
Martins, autor de livros sobre projetos de pesquisa.
O ideal é começar a conversa problematizando o tema e o produto final. Nesse caso, o recomendado é envolver os alunos na discussão sobre como chegar ao resultado esperado. A professora Lisiane Hermann Oster, do Sesquinho - Escola de Educação Infantil do Sesc, em Ijuí, a410 quilômetros de
Porto Alegre, seguiu à risca essa recomendação. Ao desenvolver um projeto sobre
o sistema de numeração com uma turma de 5 anos, ela se baseou nas seguintes
questões: para que servem os números? Onde eles aparecem em nosso dia a dia? Os
pequenos falaram do número do sapato, do peso e da altura. Só então ela propôs
criarem um jogo de cartas do tipo Supertrunfo e perguntou como fazer isso. Com
os passos do trabalho já previstos, Lisiane foi ajustando o que eles diziam e
apresentou as etapas a ser seguidas.
O ideal é começar a conversa problematizando o tema e o produto final. Nesse caso, o recomendado é envolver os alunos na discussão sobre como chegar ao resultado esperado. A professora Lisiane Hermann Oster, do Sesquinho - Escola de Educação Infantil do Sesc, em Ijuí, a
Nenhum comentário:
Postar um comentário