segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PROJETO PRIMAVERA, VIDA E CORES


Professora: Anita  Aparecida Martins
Indicado para: lº e 2º Ano
Imagens do projeto Primavera, Vida e Cores




















1) Tema: Primavera, Vida e Cores 
2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o/a aluno/a conheça a natureza a beleza de suas cores especialmente as flores e da comunidade.
3) Justificativa pedagógica: É importante que nesta etapa escolar seja proporcionado aos/as alunos/as a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança a aprender a conviver e respeitar a natureza.
4) Perfil do Grupo: Crianças de seis a 8 anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


Nomear as flores da comunidade.
• Identificar as partes de uma flor.
• Conceituar a estação primavera.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar
   as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

6) Janelas:
• Artes visuais.
• Fotografia
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Poesia.
• Origami (dobraduras)
• Kirigami (recortes)
• Texto.
• Alfabeto.
• Palavras.
• Flores secas
•  Massinhas de modelar
• Materiais recicláveis (sucata) 



7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a natureza, as flores e os animais de jardim, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com aos/as alunos/as sobre a flores e os animais de jardim , se sabem o como são , se já viram algum e se aprenderam a identificar sua importância para natureza.
- Desenhar flores e animais de jardim.
- Citar as cores das flores que conhece.
- Ouvir a música Primavera da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto no nome das flores.
- Criar um dicionário de flores.
- Pesquisar os bichinhos de jardim.
- Ler textos e poesias referente ao tema.
- Criar um motivo artístico utilizando folhas secas e cascas de árvore.
- Fotografar com celular e máquina digital flores e animais de jardim da comunidade.
- Confeccionar mural com imagens de flores e animais de jardim da comunidade.
- Confeccionar flores em kirigami e animais de jardim de origami.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores e formas  na atividade de desenhar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção visual, tátil e olfativa.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo memória, bingo e dominó de flores e de animais de jardim.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras .
- Trabalhar a percepção de primavera de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
8) Duração:
• Aproximadamente de duas semana de aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.


9) Produto Final: 
 Festa da Primavera, com apresentação de danças pelos alunos da escola.

10) Avaliação:

A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
         Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
       A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.


domingo, 16 de setembro de 2012

PROJETO ÁRVORE, MINHA AMIGA!

Professora: Anita  Aparecida Martins
Indicado para: lº e 2º Ano
Imagens do projeto Amiga Árvore


                                            Árvore da Av. Centenário 
                                          Criciúma - SC

Árvore Praça Nereu Ramos
Criciúma - SC

Árvore Praça do Congresso
Criciúma - SC


1) TemaÁrvore, Minha Amiga 
2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o/a aluno/a conheça a natureza e especialmente as árvores da nossa comunidade.
3) Justificativa pedagógica: É importante que nesta etapa escolar seja proporcionado aos/as alunos/as a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança a aprender a conviver e respeitar a natureza.
4) Perfil do Grupo: Crianças de seis a 8 anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Listar as árvores da comunidade.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
6) Janelas:
• Artes visuais.
• Fotografia
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Poesia.
• Acróstico.
• Texto.
• Alfabeto.
• Palavras.
• Folhas secas e casca de árvore.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a natureza e as árvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com aos/as alunos/as sobre a árvore, se sabem o que é, se já viram algum e se aprenderam a identificar cada parte dela.
- Ouvir a música Dona Árvore da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Usar o dicionário.
- Ler textos e poesias referente ao tema.
- Criar um motivo artístico utilizando folhas secas e cascas de árvore.
- Fotografar com celular e máquina digital árvores da comunidade.
- Confeccionar mural com imagens de árvores da comunidade.
- Criar acróstico com a palavra ÁRVORE.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção e linguagem visual no caça-palavras.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo dos sete erros.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras.
- Trabalhar a percepção do meio ambiente de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
8) Duração:
• Aproximadamente de uma semana de aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.




ATIVIDADES:

DONA ÁRVORE - Música

Bia Bedran


Tronco, folhas, galhos tem
Fruto e flor e raiz
Dona árvore vai bem e é muito feliz
Subir, subir vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair


http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/dona-arvore.html#ixzz26gVqKWPw




A ÁRVORE - Poesia

No quintal de minha casa, 
Uma sombra permanece... 
Vem do alto pé de jaca, 
Que todo lugar escurece! 

A árvore é fonte de prazer! 
De fruta enche minha casa... 
Sob ela fico até o anoitecer! 
Ela é a Segunda morada! 

Tratá-la bem, é um dever! 
Ela também nos ajuda a viver, 
Com alegria e amor ! 

A minha árvore é esverdeada 
Seus frutos são marmeladas 
De nossos músculos , o vigor! 

Autor: Jairo Nunes Bezerra 































ESCREVA O NOME DAS PARTES DE UMA ÁRVORE.










ESCREVA 5 FRASES COM A PALAVRA "ÁRVORE".



INÍCIO DA ATIVIDADE
"A FRUTA MISTERIOSA"


































































































FINAL DA ATIVIDADE
"A FRUTA MISTERIOSA"